sábado, 27 de setembro de 2008

Poeta latino Lucano

· A vida e ideologia

Marcus Annaeus Lucanus nasceu em Córdova, no dia 3 de novembro do ano 39 d.C.
Filho de Marco Anneo Mela, que era irmão do fiçósofo Sêneca, e Acilia, filha de Acilio Lucano.Poeta latino que educou-se em Roma e Atenas. Conheceu o êxito político e literário desde muito jovem. Porém, fez parte da conspiração de Pisão, juntamente com seu tio Sêneca, que visava derrubar Nero. Então, descobertos, foram obrigados a cortarem as veias dos pulsos; Lucano morreu dia 30 de abril do ano de 65 d.C., enquanto recitava seu poema sobre a morte de um soldado ferido, aos 26 anos.

· Época histórica

Dinastia Júlio-Claudiana (14 – 68 d.C.)

É marcada por intensos conflitos internos entre os senadores e os imperadores: Tibério, Caio, Júlio César (Calígula), Júlio-Cláudia e Nero.
Nero foi responsável pelo incêndio de Roma e pela perseguição aos Cristãos.

· As Obras

Lucano compôs muitas obras em versos que se perderam: dele resta apenas, interrompida pela morte, a obra maior, um poema épico em dez livros, sobre a guerra civil entre Pompeu e César (Bellum civile), em 48 a.C., que é, todavia, mais conhecida sob o título do episódio culminante, isto é, de Pharsalia.
Em “A Farsália”, Lucano afastou-se da tradição mitológica para dar prioridade aos fatos históricos. Nobre e retórico, o estilo do texto constitui o instrumento adequado para expressão das idéias filosóficas e morais do autor, que manifestou sua aversão a César, apresentando-o como sanguinário e sacrilégio, e sua admiração por Pompeu e seus correligionários, em quem via os campeões da república e da liberdade. Há passagens grandiosas, como a descrição da batalha no livro VII, e a morte, contudo de Pompeu no livro VIII.


Resta (-lhe) a sombra de um grande nome!
Fonte: A Farsália
Tema: Fama

César, grande em tudo, / não acreditava em nada efetivamente enquanto existisse algo por fazer
Fonte: A Farsália
Tema: Ação

Ó morte, por que não és negada aos vis, / por que não és prêmio apenas para os fortes?
Fonte: A Farsália
Tema: Morte

A grandesa precipita-se sobre si mesma: esse limite foi imposto / pelos deuses ao crescer da prosperidade
Fonte: A Farsália
Tema: Prosperidade


Lucano também, em sua obra mestre, substituiu o mecanismo dos elementos religiosos pela força do pensamento humano, com ousada inovação.
Tal tentativa teria por certo trazido uma onda de novidade à poesia, se a jovem vida de Lucano não tivesse sido cortada tragicamente: apesar disso representa uma contribuição que não passa despercebida no desenvolvimento da literatura latina.

Nenhum comentário: